sexta-feira, 14 de agosto de 2009
segunda-feira, 27 de julho de 2009
XXXII Seminário Internacional de Inverno
Clique nas imagens para amplia-las




Français: pour avoir accés à nos informations, taper ici
Pour accéder au formulaire, taper ici
English: To access the informations, click here
To acces the form, click here
Castellano: para acesar las informaciones, clique aqui
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Seminario de Portugal
Caros amigos do CIAEV,
Vivalavanca !
O VIII Seminário Internacional de Portugal, que decorreu entre 1 e 3 de Maio, realizou-se numa quinta, a 20 km de Lisboa, próximo da vila de Bucelas. Os participantes vieram de várias zonas do país : Lisboa, Braga, Porto, Covilhã, Ilha da Madeira; e ainda da Rússia e do Peru. O contacto com a Natureza foi muito estimulante, e permitiu um ambiente de descontracção e espontaneidade, que facilitou o entrosamento entre os seminaristas. A vibração da Primavera foi determinante, algo que o Professor Kikuchi comentou diversas vezes durante a sua estadia em Portugal. Isso notou-se nas suas palestras, que foram ricas em chaves verbais, e em exemplos concretos. Inclusivé, o Professor utilizou diversas plantas colhidas na Natureza, para ilustrar o que podemos aprender, com a observação do que nos rodeia. Numa aula matinal de Ritmoprática, interveio, fazendo correcções e acrescentou novos exercícios físicos, exemplificando ele mesmo. O trabalho oculto feminino, na prática culinária, foi o suporte que gerou satisfação, nos pratos apresentados pela equipe feminina. E que resultou em estimulantes trocas de opiniões e convívio agradável, durante as refeições. O resultado final foi uma semeação efectiva, que sensibilizou e entusiasmou os seminaristas, que se fortaleceram para enfrentar as crises inesgotáveis que a vida nos oferece. A vinda do Professor Kikuchi a Portugal, saldou-se de forma positiva e o seu exemplo tocou a todos, deixando no ar uma promessa que cabe a cada um cumprir.
Estamos-lhe gratos.
Uma abraço solidário a todos aí no CIAEV, e cumprimentos a D.Bernadette e ao Professor
Jorge Rebelo
segunda-feira, 25 de maio de 2009
Incursão do Professor Tomio Kikuchi à Inglaterra
Em seguida, o professor se dirigiu a Shrewsbury, em Shropshire, cidade natal de Charles Darwin. Na cidade vizinha de Newcastle-upon-Clun foi recebido por Bob Cunning quem organizou um encontro para debates com artistas e personalidades locais. Em Shrewsbury, o professor visitou a amostra sobre Darwin na City Council e The Mount, a casa em que o biólogo nasceu há 150 anos.Em Londres, no dia 15 de maio, Tomio Kikuchi proferiu a palestra Educação Bio-estratégica no auditório de Violet Hill que ficou lotado de pessoas interessadas de variadas tendências e interesses., que se manifestaram com perguntas e pontos de vista que foram respondidos e debatidos extensamente.As filmagens dos eventos da Inglaterra estão sendo editadas e serão postadas em breve.
Foto 01: Professor Kikuchi dando palestra no Speakers Corner em Londres. Ao lado, Manuel Borba, que acompanhou o Professor nessa viagem.
Foto 02: Vista geral do Speakers Corner
Foto 04: Chegada do Professor em Cambridge. Ao lado, Marie Calmon (França) e Ritchie Tennant (Inglaterra)
Incursão do Professor Tomio Kikuchi à França
"Vindo de Lisboa, entre os dias 5 e 11 de maio, o Professor Kikuchi dedicou-se, em Paris, a atividades de pesquisa debate e esclarecimento.
Ao chegar, foi recebido por Marie e Pierre Calmon, representantes do CIAEV na França e por François e Marie David, donos do centro Grand Appetit.
O professor Kikuchi proferiu, no dia 7 de maio, a palestra “Bioestratégia – Não Existe Ecologia sem Ecologia Individual Interna” no centro de estudos “Forum 104”. Clips dessa palestra podem ser vistas em Palestra TK em Paris
Intervenção no Café des Phares, o primeiro “Bistrot Philo” da França (bistrot philo é uma tendência que se desenvolveu por toda a França pela qual um restaurante pequeno se transforma num dia e horário marcados, num centro de discussão dos intelectuais da região, com temas escolhidos e a coordenação de um facilitador). No dia da intervenção de Tomio Kikuchi, o tema sugerido e escolhido foi “Coragem – virtude coletiva ou superação individual?”
Visita ao Pantheon para confirmar a vida obra e morte das grandes personalidades da França, entre eles, Voltaire, Rousseau, Victor Hugo, Émile Zola, e Marie Skłodowska-Curie.
Palestra no Centro Grand Appetit, tema “Ecologia Micro-macrodinâmica – Treinamento Cotidiano do Entusiasmo Solidário”, com a casa lotada, inclusive com algumas pessoas que quiseram ouvir mais das palavras do Professor Kikuchi, a partir das suas intervenções no Café Phares.
Encontro e jantar com a família Calmon, de Pierre, Marie e sua filha Midori, quem nasceu com a orientação dada à sua mãe, pelo professor, após algumas tentativas infrutíferas de gestação e parto. Midori, hoje com oito anos, presenteou o Professor Kikuchi com um concerto de flauta transversal, durante o encontro. "
---
Reunião do Professor Kikuchi com os membros do CAEV da França.
da esquerda para a direita:Midori Calmon, Marie Calmon, Pierre Calmon, Professor Kikuchi, Manuel Borba, Ivo Ricardo (de Portugal)
Fotos da palestra "Ecologia Micro/macrodinamica", realizada no restaurante Grand Appétit emParis pelo Professor Tomio Kikuchi. Ao lado Manuel Borba, que traduziu a palestra para o frances.
Presente nesta palestra, Adrian Peron da Argentina nos enviou o seguinte relato sobre esta palestra:
"Prezados amigos do CIAEV
Grato pelo convite que recebi o ultimo sábado para o Seminário de Inverno deste ano, Chave Viva. Lendo no BLOG do VIVALAVANCA tomei conhecimento que o professor Kikuchi estaria em um encontro/debate em Paris no domingo, 10 de maio, às 14h. Neste Exato momento, estou vivendo na Bélgica, próximo a Bruxelas. Por esta razão eu e minha esposa decidimos participar deste encontro. A palestra foi uma ameaça à imaginação, na qual frequentemente caímos, de querer procurar um único lado das coisas, como também buscar um equilíbrio inexistente. Este foi um dos temas importantes e mobilisadores do encontro. Todo mundo esta buscando a felicidade, o equilíbrio mas, mesmo que a gente o encontre, este escapa rapidamente, não dura. O importante é reequilibrar-se o desequilíbrio. Um momento valioso foi quando um participante perguntou ao professor como podia fazer para alegrar um amigo que estava triste. O professor respondeu que era importante solidarizar-se com a tristezas dos outros. É preciso viver a tristeza também, saber chorar com os outros. Mas não apenas chorar com os olhos, parcialmente. “Saber chorar com o corpo inteiro. Transpirar!!! Isso que é o importante.”, disse o professor. Outro tema foi aprender a finalizar. Finalização é principal, iniciação é complementar. Desigualdade entre as coisas, a estratégia das formas na Natureza. A forma do ovo, estrategicamente preventiva de um acidente. O coração não bate com o ritmo igual, constante... sempre esta reequilibrando-se. A espiritualidade da palavra. Palavra nutritiva, com substancia. O açúcar vai acabar com a humanidade, sem necessidade de bomba atômica! Estes são alguns dos temas sobre o qual o professor falou. Ao finalizar e complementando este alimento mental, sentimental, que foram as palavras do professor, pudemos degustar os pratos preparados pelas mulheres do Centro de Auto-Educação Vitalícia de Paris. Agradecendo ao convite e à possibilidade deste encontro, me despeço com um ATÉ SEMPRE!
Adrián Perón. "















































