segunda-feira, 25 de maio de 2009

Incursão do Professor Tomio Kikuchi à Inglaterra

No bicentenário do nascimento do biólogo evolucionário Charles Darwin e na comemoração dos 800 anos de fundação da Universidade de Cambridge, o Professor Kikuchi partiu para a Inglaterra, indo direto à cidade de Cambridge onde foi recebido por Ritchie Tennant, representante do CIAEV no Reino Unido. Lá fez uma visita ao Gonville and Caius College onde, no dia 14 de maio, proferiu a palestra “Educação Bio-estratégica – Educação, Crise e Evolução Contínuas”, com comparecimento de alunos e professores da Universidade.
Em seguida, o professor se dirigiu a Shrewsbury, em Shropshire, cidade natal de Charles Darwin. Na cidade vizinha de Newcastle-upon-Clun foi recebido por Bob Cunning quem organizou um encontro para debates com artistas e personalidades locais. Em Shrewsbury, o professor visitou a amostra sobre Darwin na City Council e The Mount, a casa em que o biólogo nasceu há 150 anos.Em Londres, no dia 15 de maio, Tomio Kikuchi proferiu a palestra Educação Bio-estratégica no auditório de Violet Hill que ficou lotado de pessoas interessadas de variadas tendências e interesses., que se manifestaram com perguntas e pontos de vista que foram respondidos e debatidos extensamente.As filmagens dos eventos da Inglaterra estão sendo editadas e serão postadas em breve.

Aguarde!

Manuel Borba.


Foto 01: Professor Kikuchi dando palestra no Speakers Corner em Londres. Ao lado, Manuel Borba, que acompanhou o Professor nessa viagem.

Foto 02: Vista geral do Speakers Corner
Foto 04: Chegada do Professor em Cambridge. Ao lado, Marie Calmon (França) e Ritchie Tennant (Inglaterra)

Incursão do Professor Tomio Kikuchi à França


"Vindo de Lisboa, entre os dias 5 e 11 de maio, o Professor Kikuchi dedicou-se, em Paris, a atividades de pesquisa debate e esclarecimento.
Ao chegar, foi recebido por Marie e Pierre Calmon, representantes do CIAEV na França e por François e Marie David, donos do centro Grand Appetit.
O professor Kikuchi proferiu, no dia 7 de maio, a palestra “Bioestratégia – Não Existe Ecologia sem Ecologia Individual Interna” no centro de estudos “Forum 104”. Clips dessa palestra podem ser vistas em Palestra TK em Paris
Intervenção no Café des Phares, o primeiro “Bistrot Philo” da França (bistrot philo é uma tendência que se desenvolveu por toda a França pela qual um restaurante pequeno se transforma num dia e horário marcados, num centro de discussão dos intelectuais da região, com temas escolhidos e a coordenação de um facilitador). No dia da intervenção de Tomio Kikuchi, o tema sugerido e escolhido foi “Coragem – virtude coletiva ou superação individual?”
Visita ao Pantheon para confirmar a vida obra e morte das grandes personalidades da França, entre eles, Voltaire, Rousseau, Victor Hugo, Émile Zola, e Marie Skłodowska-Curie.
Palestra no Centro Grand Appetit, tema “Ecologia Micro-macrodinâmica – Treinamento Cotidiano do Entusiasmo Solidário”, com a casa lotada, inclusive com algumas pessoas que quiseram ouvir mais das palavras do Professor Kikuchi, a partir das suas intervenções no Café Phares.
Encontro e jantar com a família Calmon, de Pierre, Marie e sua filha Midori, quem nasceu com a orientação dada à sua mãe, pelo professor, após algumas tentativas infrutíferas de gestação e parto. Midori, hoje com oito anos, presenteou o Professor Kikuchi com um concerto de flauta transversal, durante o encontro. "
Manuel Borba


---

Reunião do Professor Kikuchi com os membros do CAEV da França.

da esquerda para a direita:Midori Calmon, Marie Calmon, Pierre Calmon, Professor Kikuchi, Manuel Borba, Ivo Ricardo (de Portugal)


Fotos da palestra "Ecologia Micro/macrodinamica", realizada no restaurante Grand Appétit emParis pelo Professor Tomio Kikuchi. Ao lado Manuel Borba, que traduziu a palestra para o frances.

Presente nesta palestra, Adrian Peron da Argentina nos enviou o seguinte relato sobre esta palestra:

"Prezados amigos do CIAEV

Grato pelo convite que recebi o ultimo sábado para o Seminário de Inverno deste ano, Chave Viva. Lendo no BLOG do VIVALAVANCA tomei conhecimento que o professor Kikuchi estaria em um encontro/debate em Paris no domingo, 10 de maio, às 14h. Neste Exato momento, estou vivendo na Bélgica, próximo a Bruxelas. Por esta razão eu e minha esposa decidimos participar deste encontro. A palestra foi uma ameaça à imaginação, na qual frequentemente caímos, de querer procurar um único lado das coisas, como também buscar um equilíbrio inexistente. Este foi um dos temas importantes e mobilisadores do encontro. Todo mundo esta buscando a felicidade, o equilíbrio mas, mesmo que a gente o encontre, este escapa rapidamente, não dura. O importante é reequilibrar-se o desequilíbrio. Um momento valioso foi quando um participante perguntou ao professor como podia fazer para alegrar um amigo que estava triste. O professor respondeu que era importante solidarizar-se com a tristezas dos outros. É preciso viver a tristeza também, saber chorar com os outros. Mas não apenas chorar com os olhos, parcialmente. “Saber chorar com o corpo inteiro. Transpirar!!! Isso que é o importante.”, disse o professor. Outro tema foi aprender a finalizar. Finalização é principal, iniciação é complementar. Desigualdade entre as coisas, a estratégia das formas na Natureza. A forma do ovo, estrategicamente preventiva de um acidente. O coração não bate com o ritmo igual, constante... sempre esta reequilibrando-se. A espiritualidade da palavra. Palavra nutritiva, com substancia. O açúcar vai acabar com a humanidade, sem necessidade de bomba atômica! Estes são alguns dos temas sobre o qual o professor falou. Ao finalizar e complementando este alimento mental, sentimental, que foram as palavras do professor, pudemos degustar os pratos preparados pelas mulheres do Centro de Auto-Educação Vitalícia de Paris. Agradecendo ao convite e à possibilidade deste encontro, me despeço com um ATÉ SEMPRE!

Adrián Perón. "

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Visita a Exposição
"A Evolução de Darwin"

Caros amigos do CIAEV,
Vivalavanca!

No seu terceiro dia em Portugal, o Professor Kikuchi visitou a Exposição "A Evolução de Darwin", que decorre na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa. Esta Fundação é o legado a Portugal, do multimilionário arménio, que encontrou refúgio no nosso país durante a 2ª Guerra Mundial,e como prova de gratidão deixou a sua fortuna para uma Fundação de apoio a iniciativas educativas na Cultura, Ciências e Artes. Um facto interessante é que o Professor partilha com Darwin a mesma data de nascimento, 12 de Fevereiro. Além disso, ambos tem a mesma atracção pela descoberta dos ensinamentos da Natureza. Por isso, esta Exposição serviu para que o Professor Kikuchi confirmasse, a observação do percurso e resultados da viagem de cinco anos que Charles Darwin fez à volta do mundo no navio Beagle, através dos objetos, fotos, mapas, plantas, e dos animais vivos ou empalhados, expostos ao público. Para nós alunos que o acompanhámos, esta foi também uma aula, pelos comentários e observações pertinentes, que o Professor fez, sempre relacionando com a fonte inesgotável que é a Natureza.


quarta-feira, 13 de maio de 2009

Visitas a marcos históricos de Lisboa
Caros amigos do CIAEV,
Vivalavanca !

Durante o terceiro dia da visita a Lisboa, realizámos uma série de entrevistas ao Professor Kikuchi, filmadas em locais históricos da capital de Portugal. Iniciámos, com uma visita ao Castelo de S.Jorge, que se situa numa das sete colinas da cidade, e foi conquistado pelo 1º Rei português D. Afonso Henriques em 1147, aos muçulmanos, que então dominavam Lisboa. Depois do almoço, fomos até à zona de Belém, à Igreja de Santa Maria de Belém- conhecida por Convento dos Jerónimos- construída no Séc XVI, resultado do comércio das especiarias, após a descoberta do caminho marítimo para a India, por Vasco da Gama - cujo túmulo se encontra no interior da Igreja, assim como o do poeta Luis de Camões. Foi deste local que partiram as caravelas e naus portuguesas à Descoberta do Planeta.Foi daqui que partiu a Armada de Pedro Álvares Cabral para o Brasil. Para comemorar estes acontecimentos, existe um monumento chamado Padrão dos Descobrimentos, onde terminámos as entrevistas ao Professor, em que ele desenvolveu vários temas sobre Estratégia e Auto-Descoberta.

Abraço solidário para todos, e cumprimentos a D. Bernadette
Jorge Rebêlo

Visita ao Castelo de São Jorge
Visita ao Convento dos Jerónimos

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Vivalavanca!

Clique na imagem para acessar o nosso jornal Vivalavanca número 12 (39.7 MB)

...E mais notícias vindas de Portugal !



Conferência Pública no Instituto Português da Juventude em Lisboa

Caros amigos do CIAEV,
Vivalavanca!

No segundo dia da visita a Portugal, o Prof. Kikuchi deslocou-se até uma zona nova de Lisboa, chamada Parque das Nações, onde em 1998 se realizou a última Exposição mundial do séc. XX , sobre os Oceanos. Neste local existe um Instituto da Juventude, onde o Professor deu a Conferência Pública com o tema : " Crise oportuna - Péssima situação é óptima possibilidade". A expectativa gerada por esta Conferência era grande, pois a palavra crise está na boca de toda a gente. Encontravam-se muitos jovens, curiosos em conhecer as propostas que seriam apresentadas. O Prof. Kikuchi, em grande forma física, nem parecia ter 83 anos, apresentou-se alegre e descontraído, revelando-se um exemplo vivo do que é utilizar as crises sucessivas que a Vida nos oferece. Sobretudo quando relatou o momento dramático que enfrentou, quando em Janeiro deste ano, foi selváticamente agredido à entrada de sua casa, em S. Paulo. As fotos que mostrou em público, emudeceram a plateia, e são a prova concreta, que não adianta imaginar uma realidade onde a violência se ausenta. Em vez de se vitimizar, apelou para a necessidade de utilizar todos os acontecimentos dramáticos que a vida nos traz, como ondas do mar, em vagas sucessivas. A mensagem deixada, foi a de encontrar ânimo na potência interna que cada pessoa transporta dentro de si. Essa é a verdadeira Educação para a Vida. No final da Conferência, o público aplaudiu com satisfação, e várias pessoas, que participaram em anteriores Seminários realizados em Portugal, aproveitaram para falar e cumprimentaram o Professor.

Abraços para todos e cumprimentos a D. Bernadette,
Jorge Rebêlo

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Encontro de Maio : Evolução Degenerativa

Você está convidado(a) a participar do próximo "Encontro para a Comprovação", que acontecerá no último final de semana de Maio. Veja o cartaz para mais detalhes. Favor divulgar para seus amigos e familiares