segunda-feira, 17 de agosto de 2009

CHAVE VIVA - XXXII Seminario Internacional de Inverno

Vida é crise. Sem crises, ninguém pode viver dinamicamente na realidade. O importante é perceber a razão delas. Para quem sabe utilizar, crise é uma oportunidade para reconhecer a própria capacidade incalculável, fortalecendo a personalidade.
Mas para enfrentar as crescentes crises que nos ameaçam, é preciso ter chave verbal, que funciona em qualquer lugar, momento e situação.
Quem possui chave verbal funcional não deve sentir medo inutilmente de enfrentar as crises inesgotáveis.
Neste XXXII Semionario Internacional de Inverno, realizado de 12 a 19 de julho 2009 na Escola Musso, o Prof. Tomio Kikuchi apresentou diversas chaves verbais maravilhosas, úteis para prevenção e sobrevivência bio-estratégicas dentro do sistema degenerativo atual em que vivemos.
A seguir apresentamos um breve registro deste evento, que contou com a participação de muitos jovens que encontraram respostas úteis, funcionais e bio-estratégicas para revelar a chave-viva que existe dentro de cada um de nós.

Para acessar as fotos do XXXII Seminário Internacional de Inverno clique aqui

sábado, 15 de agosto de 2009

Encontro de Agosto: Eclipse Humana

Você está convidado(a) a participar do próximo "Encontro para a Comprovação", que acontecerá no último final de semana de abril. Veja o cartaz para mais detalhes. Favor divulgar para seus amigos e familiares.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Entrevista para a "Tribuna de Santos" (05/04/09)



segunda-feira, 27 de julho de 2009

XXXII Seminário Internacional de Inverno

Segue informaçoes a respeito do Seminario de inverno.
Clique nas imagens para amplia-las




Français: pour avoir accés à nos informations, taper ici
Pour accéder au formulaire, taper ici
English: To access the informations, click here
To acces the form, click here
Castellano: para acesar las informaciones, clique aqui


segunda-feira, 8 de junho de 2009

Seminario de Portugal

Caros amigos do CIAEV,

Vivalavanca !

O VIII Seminário Internacional de Portugal, que decorreu entre 1 e 3 de Maio, realizou-se numa quinta, a 20 km de Lisboa, próximo da vila de Bucelas. Os participantes vieram de várias zonas do país : Lisboa, Braga, Porto, Covilhã, Ilha da Madeira; e ainda da Rússia e do Peru. O contacto com a Natureza foi muito estimulante, e permitiu um ambiente de descontracção e espontaneidade, que facilitou o entrosamento entre os seminaristas. A vibração da Primavera foi determinante, algo que o Professor Kikuchi comentou diversas vezes durante a sua estadia em Portugal. Isso notou-se nas suas palestras, que foram ricas em chaves verbais, e em exemplos concretos. Inclusivé, o Professor utilizou diversas plantas colhidas na Natureza, para ilustrar o que podemos aprender, com a observação do que nos rodeia. Numa aula matinal de Ritmoprática, interveio, fazendo correcções e acrescentou novos exercícios físicos, exemplificando ele mesmo. O trabalho oculto feminino, na prática culinária, foi o suporte que gerou satisfação, nos pratos apresentados pela equipe feminina. E que resultou em estimulantes trocas de opiniões e convívio agradável, durante as refeições. O resultado final foi uma semeação efectiva, que sensibilizou e entusiasmou os seminaristas, que se fortaleceram para enfrentar as crises inesgotáveis que a vida nos oferece. A vinda do Professor Kikuchi a Portugal, saldou-se de forma positiva e o seu exemplo tocou a todos, deixando no ar uma promessa que cabe a cada um cumprir.
Estamos-lhe gratos.

Uma abraço solidário a todos aí no CIAEV, e cumprimentos a D.Bernadette e ao Professor

Jorge Rebelo











segunda-feira, 25 de maio de 2009

Incursão do Professor Tomio Kikuchi à Inglaterra

No bicentenário do nascimento do biólogo evolucionário Charles Darwin e na comemoração dos 800 anos de fundação da Universidade de Cambridge, o Professor Kikuchi partiu para a Inglaterra, indo direto à cidade de Cambridge onde foi recebido por Ritchie Tennant, representante do CIAEV no Reino Unido. Lá fez uma visita ao Gonville and Caius College onde, no dia 14 de maio, proferiu a palestra “Educação Bio-estratégica – Educação, Crise e Evolução Contínuas”, com comparecimento de alunos e professores da Universidade.
Em seguida, o professor se dirigiu a Shrewsbury, em Shropshire, cidade natal de Charles Darwin. Na cidade vizinha de Newcastle-upon-Clun foi recebido por Bob Cunning quem organizou um encontro para debates com artistas e personalidades locais. Em Shrewsbury, o professor visitou a amostra sobre Darwin na City Council e The Mount, a casa em que o biólogo nasceu há 150 anos.Em Londres, no dia 15 de maio, Tomio Kikuchi proferiu a palestra Educação Bio-estratégica no auditório de Violet Hill que ficou lotado de pessoas interessadas de variadas tendências e interesses., que se manifestaram com perguntas e pontos de vista que foram respondidos e debatidos extensamente.As filmagens dos eventos da Inglaterra estão sendo editadas e serão postadas em breve.

Aguarde!

Manuel Borba.


Foto 01: Professor Kikuchi dando palestra no Speakers Corner em Londres. Ao lado, Manuel Borba, que acompanhou o Professor nessa viagem.

Foto 02: Vista geral do Speakers Corner
Foto 04: Chegada do Professor em Cambridge. Ao lado, Marie Calmon (França) e Ritchie Tennant (Inglaterra)

Incursão do Professor Tomio Kikuchi à França


"Vindo de Lisboa, entre os dias 5 e 11 de maio, o Professor Kikuchi dedicou-se, em Paris, a atividades de pesquisa debate e esclarecimento.
Ao chegar, foi recebido por Marie e Pierre Calmon, representantes do CIAEV na França e por François e Marie David, donos do centro Grand Appetit.
O professor Kikuchi proferiu, no dia 7 de maio, a palestra “Bioestratégia – Não Existe Ecologia sem Ecologia Individual Interna” no centro de estudos “Forum 104”. Clips dessa palestra podem ser vistas em Palestra TK em Paris
Intervenção no Café des Phares, o primeiro “Bistrot Philo” da França (bistrot philo é uma tendência que se desenvolveu por toda a França pela qual um restaurante pequeno se transforma num dia e horário marcados, num centro de discussão dos intelectuais da região, com temas escolhidos e a coordenação de um facilitador). No dia da intervenção de Tomio Kikuchi, o tema sugerido e escolhido foi “Coragem – virtude coletiva ou superação individual?”
Visita ao Pantheon para confirmar a vida obra e morte das grandes personalidades da França, entre eles, Voltaire, Rousseau, Victor Hugo, Émile Zola, e Marie Skłodowska-Curie.
Palestra no Centro Grand Appetit, tema “Ecologia Micro-macrodinâmica – Treinamento Cotidiano do Entusiasmo Solidário”, com a casa lotada, inclusive com algumas pessoas que quiseram ouvir mais das palavras do Professor Kikuchi, a partir das suas intervenções no Café Phares.
Encontro e jantar com a família Calmon, de Pierre, Marie e sua filha Midori, quem nasceu com a orientação dada à sua mãe, pelo professor, após algumas tentativas infrutíferas de gestação e parto. Midori, hoje com oito anos, presenteou o Professor Kikuchi com um concerto de flauta transversal, durante o encontro. "
Manuel Borba


---

Reunião do Professor Kikuchi com os membros do CAEV da França.

da esquerda para a direita:Midori Calmon, Marie Calmon, Pierre Calmon, Professor Kikuchi, Manuel Borba, Ivo Ricardo (de Portugal)


Fotos da palestra "Ecologia Micro/macrodinamica", realizada no restaurante Grand Appétit emParis pelo Professor Tomio Kikuchi. Ao lado Manuel Borba, que traduziu a palestra para o frances.

Presente nesta palestra, Adrian Peron da Argentina nos enviou o seguinte relato sobre esta palestra:

"Prezados amigos do CIAEV

Grato pelo convite que recebi o ultimo sábado para o Seminário de Inverno deste ano, Chave Viva. Lendo no BLOG do VIVALAVANCA tomei conhecimento que o professor Kikuchi estaria em um encontro/debate em Paris no domingo, 10 de maio, às 14h. Neste Exato momento, estou vivendo na Bélgica, próximo a Bruxelas. Por esta razão eu e minha esposa decidimos participar deste encontro. A palestra foi uma ameaça à imaginação, na qual frequentemente caímos, de querer procurar um único lado das coisas, como também buscar um equilíbrio inexistente. Este foi um dos temas importantes e mobilisadores do encontro. Todo mundo esta buscando a felicidade, o equilíbrio mas, mesmo que a gente o encontre, este escapa rapidamente, não dura. O importante é reequilibrar-se o desequilíbrio. Um momento valioso foi quando um participante perguntou ao professor como podia fazer para alegrar um amigo que estava triste. O professor respondeu que era importante solidarizar-se com a tristezas dos outros. É preciso viver a tristeza também, saber chorar com os outros. Mas não apenas chorar com os olhos, parcialmente. “Saber chorar com o corpo inteiro. Transpirar!!! Isso que é o importante.”, disse o professor. Outro tema foi aprender a finalizar. Finalização é principal, iniciação é complementar. Desigualdade entre as coisas, a estratégia das formas na Natureza. A forma do ovo, estrategicamente preventiva de um acidente. O coração não bate com o ritmo igual, constante... sempre esta reequilibrando-se. A espiritualidade da palavra. Palavra nutritiva, com substancia. O açúcar vai acabar com a humanidade, sem necessidade de bomba atômica! Estes são alguns dos temas sobre o qual o professor falou. Ao finalizar e complementando este alimento mental, sentimental, que foram as palavras do professor, pudemos degustar os pratos preparados pelas mulheres do Centro de Auto-Educação Vitalícia de Paris. Agradecendo ao convite e à possibilidade deste encontro, me despeço com um ATÉ SEMPRE!

Adrián Perón. "