segunda-feira, 25 de maio de 2009

Incursão do Professor Tomio Kikuchi à França


"Vindo de Lisboa, entre os dias 5 e 11 de maio, o Professor Kikuchi dedicou-se, em Paris, a atividades de pesquisa debate e esclarecimento.
Ao chegar, foi recebido por Marie e Pierre Calmon, representantes do CIAEV na França e por François e Marie David, donos do centro Grand Appetit.
O professor Kikuchi proferiu, no dia 7 de maio, a palestra “Bioestratégia – Não Existe Ecologia sem Ecologia Individual Interna” no centro de estudos “Forum 104”. Clips dessa palestra podem ser vistas em Palestra TK em Paris
Intervenção no Café des Phares, o primeiro “Bistrot Philo” da França (bistrot philo é uma tendência que se desenvolveu por toda a França pela qual um restaurante pequeno se transforma num dia e horário marcados, num centro de discussão dos intelectuais da região, com temas escolhidos e a coordenação de um facilitador). No dia da intervenção de Tomio Kikuchi, o tema sugerido e escolhido foi “Coragem – virtude coletiva ou superação individual?”
Visita ao Pantheon para confirmar a vida obra e morte das grandes personalidades da França, entre eles, Voltaire, Rousseau, Victor Hugo, Émile Zola, e Marie Skłodowska-Curie.
Palestra no Centro Grand Appetit, tema “Ecologia Micro-macrodinâmica – Treinamento Cotidiano do Entusiasmo Solidário”, com a casa lotada, inclusive com algumas pessoas que quiseram ouvir mais das palavras do Professor Kikuchi, a partir das suas intervenções no Café Phares.
Encontro e jantar com a família Calmon, de Pierre, Marie e sua filha Midori, quem nasceu com a orientação dada à sua mãe, pelo professor, após algumas tentativas infrutíferas de gestação e parto. Midori, hoje com oito anos, presenteou o Professor Kikuchi com um concerto de flauta transversal, durante o encontro. "
Manuel Borba


---

Reunião do Professor Kikuchi com os membros do CAEV da França.

da esquerda para a direita:Midori Calmon, Marie Calmon, Pierre Calmon, Professor Kikuchi, Manuel Borba, Ivo Ricardo (de Portugal)


Fotos da palestra "Ecologia Micro/macrodinamica", realizada no restaurante Grand Appétit emParis pelo Professor Tomio Kikuchi. Ao lado Manuel Borba, que traduziu a palestra para o frances.

Presente nesta palestra, Adrian Peron da Argentina nos enviou o seguinte relato sobre esta palestra:

"Prezados amigos do CIAEV

Grato pelo convite que recebi o ultimo sábado para o Seminário de Inverno deste ano, Chave Viva. Lendo no BLOG do VIVALAVANCA tomei conhecimento que o professor Kikuchi estaria em um encontro/debate em Paris no domingo, 10 de maio, às 14h. Neste Exato momento, estou vivendo na Bélgica, próximo a Bruxelas. Por esta razão eu e minha esposa decidimos participar deste encontro. A palestra foi uma ameaça à imaginação, na qual frequentemente caímos, de querer procurar um único lado das coisas, como também buscar um equilíbrio inexistente. Este foi um dos temas importantes e mobilisadores do encontro. Todo mundo esta buscando a felicidade, o equilíbrio mas, mesmo que a gente o encontre, este escapa rapidamente, não dura. O importante é reequilibrar-se o desequilíbrio. Um momento valioso foi quando um participante perguntou ao professor como podia fazer para alegrar um amigo que estava triste. O professor respondeu que era importante solidarizar-se com a tristezas dos outros. É preciso viver a tristeza também, saber chorar com os outros. Mas não apenas chorar com os olhos, parcialmente. “Saber chorar com o corpo inteiro. Transpirar!!! Isso que é o importante.”, disse o professor. Outro tema foi aprender a finalizar. Finalização é principal, iniciação é complementar. Desigualdade entre as coisas, a estratégia das formas na Natureza. A forma do ovo, estrategicamente preventiva de um acidente. O coração não bate com o ritmo igual, constante... sempre esta reequilibrando-se. A espiritualidade da palavra. Palavra nutritiva, com substancia. O açúcar vai acabar com a humanidade, sem necessidade de bomba atômica! Estes são alguns dos temas sobre o qual o professor falou. Ao finalizar e complementando este alimento mental, sentimental, que foram as palavras do professor, pudemos degustar os pratos preparados pelas mulheres do Centro de Auto-Educação Vitalícia de Paris. Agradecendo ao convite e à possibilidade deste encontro, me despeço com um ATÉ SEMPRE!

Adrián Perón. "